A diferença de disgrafia e disortografia

Disgrafia e disortografia são transtornos da escrita que afetam a habilidade de escrever corretamente. No entanto, eles apresentam diferenças específicas em relação aos seus sintomas e características:

1. Disgrafia:

– Disgrafia é um transtorno da escrita caracterizado por dificuldades na grafia das palavras, como caligrafia ilegível, letras mal formadas ou dificuldade em escrever de forma fluente e coordenada.

– Os indivíduos com disgrafia podem ter dificuldade em manter a uniformidade no tamanho e espaçamento das letras, bem como apresentar desorganização no texto escrito.

– Esse transtorno pode afetar a expressão escrita e tornar a escrita mais lenta e trabalhosa.

– A disgrafia pode ser observada em crianças desde a fase de aprendizado da escrita, mas também pode ocorrer em adultos.

2. Disortografia:

– A disortografia é um transtorno específico da escrita que se refere a dificuldades na ortografia correta das palavras.

– Os indivíduos com disortografia podem cometer erros frequentes de soletração, confundindo ou omitindo letras, trocando sílabas ou escrevendo palavras de forma foneticamente incorreta.

– A compreensão das regras ortográficas pode ser prejudicada, resultando em uma escrita com erros frequentes.

– Diferentemente da disgrafia, a disortografia não está diretamente relacionada à caligrafia, mas sim à correta escrita das palavras.

   É importante destacar que tanto a disgrafia quanto a disortografia podem ocorrer de forma isolada ou em conjunto com outros transtornos de aprendizagem, como a dislexia, por exemplo. O diagnóstico e tratamento adequados são fundamentais para auxiliar o indivíduo a superar as dificuldades na escrita e desenvolver habilidades adequadas para a comunicação escrita. Profissionais de saúde mental, como por exemplo psicopedagogos podem ser consultados para avaliar e oferecer intervenções específicas para esses transtornos.

CONHEÇA A

Dra. Nathalia Silva

CBO: 2394-25

Formada em Psicanálise Clínica e Integrativa pelo IEVI – SP
Pós-graduada em Neurociência, Comportamento e Psicopatologia pela PUC – PR
Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Souza – MG
Extensão em Desenvolvimento psicológico da criança pela University of Geneva – CH
Extensão em Psiquiatria Positiva e Saúde Mental pela The University of Sydney – AU
Autora do livro Superdotados: O mito da criança prodígio publicado pela Amazon – BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×